sábado, 28 de maio de 2016

Compre Bem e Economize!

Todo economista indica ser prudente ter uma planilha de custo com todas suas despesas mensais detalhadas.   E no quesito alimentação a regra básica é ter no máximo 25% da sua renda familiar comprometida, e neste item entra tudo o que você gasta com alimentos, seja no supermercado, feira, no café, no lanchinho.

Em tempos de crise com a inflação subindo mês a mês e nos deparamos com os preços exorbitantes dos produtos em supermercados, está cada dia mais difícil conseguir fazer essa conta fechar.  Por isso, a melhor coisa é ficar atento as compras, e seguir algumas dicas que podem ser básicas, mas que não custa nada lembrar.

10 DICAS PARA ECONOMIZAR NO SUPERMERCADO
  •  Não se prenda a marcas.   Você só vai saber se é bom se experimentar! E muitas vezes a diferença entre o mesmo produto por marca já lhe traz uma grande economia. Olhe sempre nas ultimas prateleiras dos supermercados, os preços mais em conta normalmente não estão na sua vista.
  • Produtos perecíveis devem ser comprados semanalmente.  Faça compras mensais somente para produtos estocáveis e de olho na oferta, a diferença de preços de um supermercado para o outro pode chegar a 20% no mesmo produto. Já Hortifrúti e demais produtos perecíveis sempre compre em quantidades pequenas e que serão consumidas durante a semana.  Além do seu bolso o meio ambiente também agradece!  Infelizmente o povo brasileiro é campeão no desperdício de comida
  • Nunca vá ao supermercado com fome.  A fome te induz a comprar muito mais do que o necessário. O ideal é sempre comer algo em casa antes de fazer compras, mas se não tiver jeito procure fazer um lanchinho rápido e básico antes de chegar ao supermercado.
  • Verifique em sua casa, o que você realmente precisa e prepare uma lista.  Quantas vezes você chega em casa e descobriu que esqueceu algo? Ou compra coisas que já tinha em casa. Uma lista sempre ajuda, e agora já existe aplicativos que te ajudam a fazer a lista de compra e a calcular o preço total da compra.
  • Evite levar crianças.   Além de mais econômico e também mais saudável. Dificilmente você consegue sair de um supermercado com uma criança sem comprar algo que te induzem e que muitas vezes não estavam na sua lista e que na maioria das vezes não é nada nutritivo.
  • Cuidado com os produtos de limpeza!  Será que você precisa de um produto para tirar gordura, um para vidros, um para cozinha, outro para banheiros, enfim...  uma infinidade deles?  Existem diversas receitas caseira ótimas que facilitam muito nossa vida e limpam tanto ou melhor que muitos destes produtos.
  • Fique de olho nas ofertas, mas não caia em tentação!  Supermercados lançam promoções diárias com o interesse de chamar o cliente para a compra de outros produtos. É importante observar e comparar o preço dos produtos antes de realizar a compra, e se manter focado no que você realmente precisa. 
  • Faça os cadastros de pontuação.  Grandes redes possuem programas de pontuação que podem ser substituídas por produtos ou descontos.  E vale a pena acumular estes pontos. Desconto nunca é demais!
  • Vale a pena andar um pouco mais, ou dividir a compra em mais de um supermercado.  Como já dissemos, os supermercados lançam ofertas diárias, muitas vezes divididas por: Hortifrúti, limpeza, carnes, padaria, etc.  E a diferença de um dia para outro é grande.
  • Está em dúvida se o preço está bom? Tenha em mãos os aplicativos de comparação de preço. Em várias regiões do país já existem apps que comparam o preço por produto, supermercado, setor, que mostram as ofertas diárias e ainda te ajudam com a lista de compras.   Se você está em São Paulo ou na Grande Florianópolis, não deixe de acessar e baixar o olhonopreco.com

Seguindo essas dicas básicas você pode obter até 30% de economia nas suas despesas mensais com supermercado.  Faça o teste! 

Até a próxima,

Maria Angela Mezzetti
(Especialista em Comunicação e Responsabilidade Social)

Nenhum comentário: